Como e Por Quanto Tempo Guardar o Vinho Depois de Aberto: Dicas Para Aproveitar o Restinho da Bebida Que Sobrou

garrafa de vinho aberto

Alguns dos melhores vinhos podem ser guardados por anos e até mesmo décadas, mas basta abrir a garrafa que, em pouco tempo, é iniciado o seu caminho em direção à morte.

Isso acontece porque o contato com o ar dá início a um processo oxidativo da bebida.

O oxigênio que, em pequena quantidade, ultrapassa os poros das rolhas e contribui na lenta evolução dos vinhos de guarda, é o mesmo que, em grande quantidade, acaba rapidamente com o vinho.

Sabe aquela giradinha na taça para libertar os aromas do vinho?

Ao fazer isso, estamos acelerando a vida deste vinho, fazendo-o evoluir através do contato demasiado com o ar.

Uma vez que abrimos a garrafa e não consumimos todo o vinho, o que fazer?

Como e por quanto tempo podemos guardá-lo antes que o oxigênio acabe de vez com sua vida?

É o que vamos aprender ao longo deste artigo.


Por Quanto Tempo Guardar o Vinho Depois de Aberto?

Antes de mais nada, é importante pensar que existem diferentes tipos de vinho, e dentro de cada um dos tipos, existem diversos estilos de vinho.

Portanto, o tempo de duração de um vinho que foi aberto dependerá muito do seu tipo e estilo, como veremos adiante.

Mas, de modo geral, podemos dizer que a maioria dos vinhos que foram abertos podem durar 3 dias em média, se conservados de maneira adequada.

Por quanto tempo guardar o vinho depois de aberto

Vinhos espumantes

(Cava, Champagne, Prosecco)
1 a 2 dias na geladeira com tampa.

Vinhos espumantes perdem o gás e o frescor pouco tempo depois de abertos.
Aqueles produzidos pelo método champenoise tendem a durar mais que os produzidos pelo método charmat.

Vinhos brancos leves e rosés

(Pinot Grigio, Sauvignon Blanc, Riesling)
3 dias na geladeira com tampa.

Tendem a durar um pouco mais que os brancos encorpados devido a acidez elevada.

Vinhos brancos encorpados

(Chardonnay, Marsanne, Sémillon)
2 a 3 dias na geladeira com tampa.

Tendem a durar menos que os brancos leves, pois tiveram maior contato com oxigênio durante processo de maturação (barris).

Vinhos tintos leves

(Pinot Noir, Gammay, Grenache)
3 dias na geladeira com tampa.

Tendem a durar menos que os tintos encorpados devido a falta de taninos.

Vinhos tintos encorpados

(Malbec, Cabernet Sauvignon, Tannat)
3 a 4 dias na geladeira com tampa.

Quanto mais taninos e acidez tiverem, mais tendem a durar.

Vinhos fortificados

(Porto, Madeira, Jerez)
15 a 20 dias geladeira com tampa.

Tendem a durar muito mais devido a quantidade de açúcar e adição de álcool vínico.


E se eu beber o vinho após o tempo recomendado?

Teoricamente o vinho considerado passado não irá te fazer mal, apenas deixará de ser gostoso.

E não precisa esperar por dias para sentir a diferença no gosto. Basta algumas horas aberto para perceber que o vinho não terá o mesmo gosto do momento de sua abertura.

Se você não consumiu o vinho dentro do período indicado, não precisa se desfazer dele. Você pode utilizá-lo para cozinhar, por exemplo.


Onde guardar o vinho depois de aberto

Se você possui uma adega de vinhos, o melhor lugar é guardar nela.

Caso não tenha, guarde-o na geladeira sempre tampado, pois o vinho dividirá espaço com outros alimentos que podem transferir cheiros a ele.

Se não for possível utilizar a própria rolha, procure por tampas específicas para vinhos tranquilos e vinhos espumantes.

tampas para vinhos e espumantes

Tente não guardar o vinho na porta da geladeira, o movimento diário agitará o líquido, fazendo-o oxidar mais rápido.

E, se possível, guarde-o em pé. Guarda-lo deitado fará com que uma maior superfície do líquido fique em contato com o ar dentro da garrafa.

Uma boa forma de manter o vinho em contato mínimo com o ar, é guarda-lo em pequenas garrafas de 187 ou 375 ml.


Acessórios que ajudam a conservar o vinho depois de aberto

Mesmo tampando a garrafa e cortando a entrada do oxigênio, o ar que já está dentro do recipiente continuará agindo sobre o vinho.

Alguns acessórios podem ser utilizados para ajudar na conservação do vinho que restou, preservando seu frescor e sabores por mais tempo.

Um deles é o de sistema a vácuo, que extrai o oxigênio e sela a garrafa. Muitos fabricantes dizem que o sistema preserva o vinho por até uma semana.

Vacu Vin - Sistema de preservação de vinhos a vácuo
Wine Saver da empresa Vacu Vin. Sistema de preservação do vinho a vácuo / Foto: Reprodução

O outro é o sistema a gás, que cobre o líquido com um gás mais pesado que o oxigênio, formando uma camada protetora entre o vinho e o ar.

Winesave - Sistema de preservação de vinho a gás
Winesave– Sistema de preservação do vinho a gás / Foto: Reprodução

Gostou do conteúdo?

Compartilhe esta página com seus amigos 😉

24 Shares:
Comentários
  1. Olá, matéria muito boa.

    Estou tentando buscar uma informação e até agora não consegui, tomara que você possa me ajudar.
    Um vinho Moscatel pode ser guardado por quanto tempo? E qual a melhor forma? Resfriado horizontal ou vertical?

    A informação mais próxima que eu tive foi do vinho do porto, que se aproxima por ser licoroso e adocicado, e podeira ser guardado por meses dependendo da uva.

    Obrigada!!!

    1. Olá, Raiana!

      Depende do Moscatel. Tem moscatel espumante, branco, fortificado.. Cada um destes estilos segue a tabela descrita nesta página.

      Lembrando que, esta página sugere o tempo de guarda de vinhos que já foram abertos. Para tempo de guarda de vinhos fechados, é necessário ver qual a recomendação do produtor.

      Sobre temperatura de guarda e posição (de vinhos fechados), sugiro ler a seguinte publicação: https://vidaevinho.com/como-armazenar-vinhos-corretamente/

      Um abraço!

    1. Só tem uma forma de saber, Gaspar: bebendo! rs. Alguns vinhos suportam mais tempo abertos que outros. O ideal é usar o Vacuvin para extrair o ar de dentro da garrafa, antes de guardar na adega ou geladeira.

      Um abraço.

  2. Ganhei ha 15 anos dum amigo o saudoso sr. Jose Marrote proprietario da Fazenda Vista Linda em Itatiba. 1 garrafa de vinho suave.
    Ao receber essa garrafa empoeirada dos muitos anos em sua adega particular notei q alem da leve poeira externa havia dentro dela uma cor maravilhosa dum vinho maravilhoso e de sabor e aroma inesquecivel e no fundo desta uma leve sombra da essencia do nectar dos deuses de nome vinho.Este engarrafado ha mais de 40 anos.Uma joia q deveria sim ser guardado como reliquia mas q degustei com muita honra pois foi me dado com carinho por um amigo .Saudades deste nectar dos deuses e dum amigo para sempre.

  3. Thiago vc acreditaria em uma solução simples q uso e dá certo? Pois bem , sou apaixonado por tinto seco e como de costume sobra e não me desfarei de um bom vinho devido a abertura. Tasco a rolha e o rolopack na garrafa e após mantenho na geladeira por até 4 dias… vale a dica para quem deseja tentar. Comigo funciona bem essa hermenêutica. Abç

    1. Olá Paulo, como vai?

      Confesso que já coloquei o plástico em garrafas de vinhos espumantes e ele segurou bem. O vinho manteve-se fresco e com as borbulhas por alguns dias.

      Um abraço e obrigado pelo comentário 🙂

  4. Eu o parabenizo pelo site e agradeço as valiosas informações e dicas. Afinal, aprendi a usar aquele saca-rolhas de dois estágios… confesso que na maior parte das vezes a rolha se partia; não ocorrerá mais! Feliz 2018 – saúde!

  5. UMA AMIGA GANHOU UMA GARRAFA DE VINHO QUINTA DO MORGADO E ABRIU PARA PROVAR POIS NUNCA TINHA PROVADO DEPOIS GUARDOU NA GELADEIRA. ELA QUERIA SABER SE DEPOIS DE MUITO TEMPO GUARDADO NA GELADEIRA AINDA PRESTA?

    1. Olá Karol, tudo bem?

      Não sei se chegou a ler o conteúdo desta página, mas nela eu descrevo o tempo máximo que considero adequado guardar vinhos abertos. Mas a melhor maneira de saber se um vinho ainda “presta” é provando-o. Se você achar que ainda está agradável, por que não beber? 😉

  6. Hello Thiago ,
    Eu gostaria de saber se u a garrafa de vinho aberto e sem tampa a noite toda, se ainda serve para alguma coisa , nao queria disperdiçar meu FleurDuCap☺️Cabernet Sauvignon

    Thank you 😊 have a great night!!

  7. Olá, queria saber se há a possibilidade de deixar o vinho em uma temperatura ambiente depois de aberto, pois gosto de fazer trilha e trekking e não há a passibilidade de refrigeração, apenas deixar em córregos e rios para abaixar a temperatura, porém durante a caminhada ficaria em temperatura ambiente.

  8. Bom dia.
    Uma dúvida sobre os chamados vinho pra missa. Após aberto pode durar quanto tempo? Eles estão na classificação do vinho Rosé licoroso. Aguardo resposta. Obrigado pela atenção.

    1. Olá Cássio, como vai?

      O que seria um ‘vinho para missa’? São os chamados vinhos sem álcool? Conforme descrito na página, os rosés podem ser guardados até 3 dias na geladeira. Já os fortificados e licorosos, por mais ou menos 15 dias. Lembrando que esta sugestão é para vinhos com álcool.

  9. Sempre gostei de vinhos, e acho que qualquer assunto ou coisa que te interessa, nada melhor do que aprofundar os teus conhecimentos sobre aquilo, por isso acessei este site e achei interessante os assuntos abordados sobre vinho.

  10. Olá!

    Guardar vinho aberto na geladeira é o mais correto?
    Vi em alguns materiais que o melhor é dentro da pia, pois trata-se de um local úmido e escuro.
    Agora me ocorreu esta dúvida. Obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar