Marco Luigi – Vinícola Familiar de Tradição e Grande Respeito ao Meio Ambiente

marco-luigi

A Marco Luigi, uma das mais tradicionais da região, foi a nona vinícola que conhecemos em nosso Tour de 3 dias pelo Vale dos Vinhedos.

A entrada da vinícola é simplesmente linda!

Toda decorada com barris de carvalho, antigos maquinários utilizados nos primeiros anos de produção e algumas mesinhas ao ar livre, para que os visitantes possam relaxar e tomar um vinho ou espumante apreciando uma paisagem privilegiada do Vale dos Vinhedos.

Após algumas fotos, entramos no espaço do varejo, onde são comercializados toda linha de vinhos e espumantes, embalagens especiais, acessórios para vinhos, souvenirs e produtos típicos da região.

Fomos recepcionados pela simpática Luciane, que nos contou um pouco sobre a história da vinícola, nos apresentou os vinhos para degustação e nos levou para um tour por uma das mais bonitas caves de vinhos do Vale dos Vinhedos.

Contando um pouco da história, a Marco Luigi é uma vinícola familiar de produção limitada que foi registrada em 1946 e que vende seus produtos à lojas especializadas, restaurantes, hotéis e consumidor final.

O cultivo das uvas, desde o plantio até a colheita, é atualmente feito pelo Sr. Victor, filho de Marco Luigi e pai de Leonardo, enólogo responsável pela elaboração dos vinhos e espumantes da casa.

E além de toda a preocupação com a elaboração de vinhos de qualidade, a Marco Luigi é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente, fazendo o aproveitamento da água da chuva (utilizada principalmente na limpeza geral e irrigação) e a utilização dos engaces da uva como adubo orgânico em seus próprios parreirais.

Fizemos um gostoso passeio pela propriedade, iniciando pela parte externa, onde passamos por antigas máquinas que arrolhavam os espumantes da vinícola.

Seguimos por um um caminho que passa em frente à antiga casa onde viveu o Sr. Marco Luigi e fomos em direção às salas de fermentação, rotulagem e expedição dos produtos.

Nossa próxima parada foi nas caves de terra natural, projetadas especialmente para manter a temperatura e umidade natural onde os vinhos repousam até o momento da liberação.

As caves da Marco Luigi são incríveis!

Repletas de barricas de carvalho (americanas e francesas) e pupitres de madeira onde ocorre o processo de rémuage dos espumantes.

As paredes escavadas nas rochas tornam-se ainda mais charmosas com a decoração de algumas garrafas de vinhos e espumantes de safras antigas.

pupitres-caves-marco-luigi

O passeio pelas caves termina em uma sala com os vinhos reserva da família – onde safras como a de 1998 podem ser encontradas para algumas variedades como Merlot e Cabernet Sauvignon.

marco-luigi-garrafas-nas-caves

Já na sala de degustação, provamos 3 deliciosos e refrescantes espumantes:

Brut Grande Reserva

Elaborado através do método Champenoise com uvas Chardonnay, Pinot Noir e Merlot.

Tributo Demi-Sec

Método charmat elaborado com uvas Chardonnay, Pinot Noir e Moscato.

Tributo Rosé Brut

Método charmat elaborado com uvas Chardonnay e Malbec.

marco-luigi-espumante-rose

Com uma porcentagem de Malbec em sua composição, o Tributo Rosé Brut destaca-se por sua linda cor cereja escuro. É leve, de grande frescor e aromas que lembram à frutas vermelhas, morango, framboesa e cereja.

Em seguida, 3 tintos nos foram servidos:

Tributo Touriga Nacional 2013

Os vinhos desta linha não passam por barris de carvalho apresentando-se jovens e frescos no paladar.

Conceito Malbec Reserva 2013 (Bag in Box)

Cabernet Sauvignon Reserva da Família 2008

Estágio de 12 meses em barris de carvalho francês.

marco-luigi-conceito-malbec

O Conceito Malbec Reserva 2013 está disponível em garrafas de 750ml e também em Bag In Box de 5 litros – este último, reduz a oxidação da bebida permitindo guardar o vinho depois de aberto por muito mais tempo.

E assim encerramos a nossa visita à Marco Luigi, uma vinícola familiar de pequena produção, que tem enorme preocupação com o meio ambiente e elabora vinhos com identidade própria.


Visite a Marco Luigi

marco-luigiA vinícola atende no varejo de segunda a sábado das 9h30 às 18h, inclusive feriados.

Aos domingos das 11h às 17h.

A visitação acontece de segunda a sábado das 9h30 às 16h.

Acima de 15 pessoas é necessário agendamento prévio pelo telefone: (54) 2621.1111 ou pelo e-mail: [email protected]

Endereço:
Linha Leopoldina, s/n – Vale dos Vinhedos, Bento Gonçalves – RS

Valores:
Consultar a vinícola.


Gostou do conteúdo?

Compartilhe esta página com seus amigos 😉

0 Shares:
Comentários
Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar