Filmes Sobre Vinho (Escondidos) No Netflix Que Vão Te Deixar Morrendo De Sede

filmes sobre vinho no netflix

Atualizado em Janeiro de 2020.

De tempos em tempos a Netflix atualiza seu extenso catálogo e, vez ou outra, aparecem alguns documentários e filmes sobre vinho.

Quando esta publicação foi criada, em meados de 2016, haviam 7 filmes disponíveis na plataforma. Hoje, restam apenas 2.

Abaixo, apresento os filmes que ainda estão disponíveis e, em seguida, aqueles que foram removidos da Netflix, para que você possa tentar encontra-los fora da plataforma.

Pegue sua taça de vinho, seu pote de pipoca e aperte o play!


1) Sour Grapes

2016 – 1h25m – Classificação 12 anos
Direção: Jerry Rothwell e Reuben Atlas

O melhor e mais recente documentário sobre vinhos, Sour Grapes mergulha em um fascinante caso de falsificação de garrafas vintage.

O ponto central da história é o jovem indonésio Rudy Kurniawan, que através de seu carisma e enorme conhecimento em vinhos raros, conquistou a confiança de muitos ‘conhecedores’ de vinho da alta sociedade americana, vendendo a eles dezenas de milhões de dólares em vinhos falsificados, através das mais conceituadas casas de leilão dos Estados Unidos.

Mas a aventura de Rudy chega ao fim quando Laurent Ponsot, um produtor de vinhos da Borgonha, descobre que suas garrafas foram falsificadas e estavam sendo vendidas pelo jovem indonésio.


2) Entre Vinhos e Vinagre

2019 – 1h43m – Classificação 16 anos
Título original: Wine Country
Direção: Amy Poehler

Para comemorar o aniversário de 50 anos de Rebecca (Rachel Dratch), Abby (Amy Poehler) planeja uma viagem com suas melhores amigas para as vinícolas da Califórnia.

A workaholic Catherine (Ana Gasteyer), a recém-operada Val (Paula Pell), a caseira Jenny (Emily Spivey) e a exausta mãe Naomi (Maya Rudolph) se animam com a oportunidade de relaxar e reencontrar a turma. Mas quando o vinho começa a rolar e as piadas e fofocas começam a pesar, dúvidas sobre sua amizade e o futuro vêm à tona.

Uma comédia hilária e comovente dirigida por Amy Poehler. Com Tina Fey, Jason Schwartzman e Cherry Jones.


Filmes que Foram Removidos do Catálogo da Netflix

1) A Sorte do Vinicultor

2009 – 2h06m – Classificação 14 anos
Título original: The Vintner’s Luck
Direção: Niki Caro

Drama romântico que conta a história de Sobran Jodeau (Jérémie Renier), um jovem viticultor camponês que almeja criar o seu próprio e perfeito vinho.

A sorte de Sobran muda quando em uma noite de verão em 1808, um anjo lhe aparece e oferece algumas mudas de videira para serem plantadas nas terras de sua família.

A partir desta noite, uma vez ao ano Sobran deve se encontrar no mesmo local com o anjo, que o aconselha sobre tudo, desde a vida amorosa até a produção de vinho.

Só que tudo muda quando Sobran descobre que o anjo, na verdade, pode não ter vindo do céu.

O filme conta com a participação de Vera Farmiga (Invocação do Mal).


2) O Sabor do Amor

2012 – 1h34m – Classificação 12 anos
Título original: The Chateau Meroux
Direção: Bob Fugger

Comédia romântica sobre uma jovem que, após a morte do seu pai, herda uma vinícola em Napa Valey, Califórnia.

Wendy (Marla Sokoloff) começa a cuidar das atividades da vinícola ao mesmo tempo em que conhece e se apaixona por Chris (Barry Watson).

Só que a jovem não sabia que o rapaz era filho de seu principal concorrente.

O elenco também conta com a presença de Christopher Lloyd (De volta para o futuro).


3) Um Ano em Champagne

2014 – 1h22m – Classificação livre
Título original: A Year in Champagne
Direção: David Kennard

O filme mostra de perto os bastidores da produção de champagne, das grandes casa aos pequenos produtores independentes.

Produtores renomados como Bollinger, Diebolt e Gosset falam sobre as rígidas regras estabelecidas para a produção de champagne, as medidas tomadas para prevenção de pragas e como as guerras afetaram a região.


4) SOMM

2012 – 1h33m – Classificação 12 anos
Direção: Jason Wise

O filme mostra a dura rotina de estudos teóricos e práticos de 4 sommeliers que se arriscam a fazer o difícil exame da Court of Masters Sommeliers, o que equivale ao título de Master of Wine.

O tão famoso broche de Master Sommelier, conquistado, em média, por apenas 10% dos candidatos que fazem o exame, foi obtido por pouco mais de 200 pessoas desde os primeiros exames em 1969.


5) SOMM – Dentro da Garrafa

2015 – 1h30m – Classificação 12 anos
Título original: Somm – Into The Bottle
Direção: Jason Wise

A segunda parte do documentário dirigido por Jason Wise, muito mais tranquila e sem as tensões da primeira, mostra, quatro anos depois, 10 pequenos capítulos de incríveis histórias contadas pelos 4 sommeliers do filme anterior, jornalistas e produtores.

Em países como a França, Estados Unidos e Itália, renomados produtores abrem suas portas para que o público conheça cada detalhe de seus vinhedos, sua produção, armazenamento e comercialização de seus produtos.


6) Bottle Shock – O Julgamento de Paris

2008 – 1h48m – Classificação 12 anos
Título original: Bottle Shock
Direção: Randall Miller

Estrelado por Alan Rickman, premiado ator britânico falecido em janeiro de 2016, Bottle Shock é baseado em fatos reais e mostra a indústria do vinho em Napa Valley, Califórnia, em meados dos anos 70.

O foco é na pequena vinícola Chateau Montelena que, após quase ir à falência, teve seu Chardonnay eleito o melhor vinho em uma competição internacional, ocorrida em 1976, em Paris.

O resultado desta competição colocou a região americana no mapa da vitivinicultura mundial.


7) Um Ano na Borgonha

2013 – 1h28m – Classificação 10 anos
Título original: A Year in Burgundy
Direção: David Kennard

A Borgonha e seus vinhos são o grande destaque deste ótimo filme dirigido por David Kennard.

Martine Saunier, que importa diversos rótulos franceses para os Estados Unidos, visita os produtores na França para acompanhar de perto todo o trabalho, desde a colheita, até a vinificação.

O filme destaca os diferentes terroirs existentes na região e foca nas variedades Chardonnay e Pinot Noir.

Clos du Vougeot e Morey-Coffinet são alguns dos produtores que falam sobre o amor que tem por suas vinhas e o cuidado empregado na elaboração de vinhos.


Gostou do conteúdo?

Compartilhe esta página com seus amigos 😉

8 Shares:
Comentários
  1. Olá Thiago, boa tarde! Parabéns pelo site. A leitura é agradável e as dicas são importantes e objetivas. Com certeza me ajudou muito. Forte abraço.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você pode gostar