Home/Feiras e Eventos/TANNAT TASTING TOUR 2016: MINHAS GRANDES DESCOBERTAS NO MAIOR EVENTO DE VINHOS URUGUAIOS

TANNAT TASTING TOUR 2016: MINHAS GRANDES DESCOBERTAS NO MAIOR EVENTO DE VINHOS URUGUAIOS

Tannat Tasting Tour 2016



O Tannat Tasting Tour 2016 edição São Paulo aconteceu no dia 20 de outubro, no bairro de Moema, trazendo ao Brasil o que as vinícolas uruguaias tem de melhor.

Além dos famosos tannats, outros grandes vinhos foram apresentados ao público formado por profissionais do vinho, jornalistas e demais formadores de opinião.

Abaixo apresento algumas das minhas descobertas – rótulos de grandes vinícolas que fizeram bonito na edição deste ano do evento.



PISANO

http://www.pisanowines.com/

Uma das vinícolas mais tradicionais do Uruguai, a Pisano mantém a filosofia da simplicidade em oposição a excessiva sofisticação dos dias atuais. Com a utilização de equipamentos básicos, a bodega elabora seus vinhos da maneira mais natural possível, com utilização mínima de conservantes e muito pouca interferência.

A linha Río de los Pájaros conta com vinhos jovens, de muita fruta e frescor. O Torrontés 2016 é bastante frutado no nariz, leve, com paladar seco e mineral. Já o Tannat 2015 apresenta frutas negras nos aromas, é corpulento, com acidez média/alta e taninos moderados.

Rio de Los Pájaros Torrontés 2016

Rio de Los Pájaros Tannat 2015

O Pisano RPF Tannat 2013 passa por 12 meses em barris de carvalho, resultando numa textura suave, com acidez e taninos bem agradáveis e final longo persistente.

Pisano RPF Tannat 2013

Finalizei na Pisano com o Etxe Oneko Tannat Licoroso 2011. Um delicioso fortificado com aromas que lembram a frutas secas e passificadas. Doçura muito agradável com final seco e intenso.

Pisano Etxe Oneko Tannat 2011

Os vinhos podem ser adquiridos através da Mistral Importadora.



ANTIGUA BODEGA STAGNARI

http://www.antiguabodegastagnari.com.uy/

Na região de Santos Lugares, em Canelones, encontra-se a famosa Antigua Bodega Stagnari, cujos vinhos são descritos como modernos e dotados de finesse e encanto.

Os solos pedregosos da região dão origem ao Pedregal Chardonnay 2015 – vinho de intensos aromas cítricos com paladar mineral e alta acidez. Um Chardonnay muito fresco que vale a pena conhecer.

Pedregal Chardonnay 2015

O Mburucuyá Assemblage Collection 2013 – nome bem curioso é homenagem a uma planta representante da flora autóctone uruguaia. O vinho é elaborado com 5 castas que representam os estames responsáveis pelo nascimento dos frutos da exótica Mburucuyá: Syrah, Cabernet Franc, Merlot, Tannat e Sangiovese.

Aromas frutados com fundo de especiarias e madeira. Taninos médios com acidez alta e refrescante.

Mburucuyá Assemblage Collection 2015

Prima Donna Tannat 2013 – 8 meses em carvalho francês. Frutas negras e madeira no nariz com paladar intenso e potente. Retrogosto longo e frutado. Muito bom vinho!

Prima Donna Tannat 2013

Osiris Reserva Tannat – 14 meses de carvalho e 3 de garrafa. Aromas especiados e de madeira com uma presença em boca de tirar o chapéu. Acidez média, taninos bem agradáveis com final longo e intenso. Um dos melhores tannats que encontrei no evento!

Osiris Reserva Tannat

Dolce Donna Cosecha Tárdia – Um corte de Alvarinho e Chardonnay com paladar leve e agradável. É daqueles vinhos de colheita tardia que não é tão doce e enjoativo. Aromas de frutas tropicais com um toque de mel. Tem um leve mineral no palato. Uma delícia!

Dolce Donna Cosecha Tardía

Os vinhos podem ser adquiridos através da Mercovino Importadora.



EL CAPRICHO

http://elcaprichowinery.com/

Para mim uma das grandes surpresas do Tannat Tasting Tour deste ano, a El Capricho Winery surgiu a partir do ‘capricho’ de dois amigos e empreendedores, que sonhavam em criar uma pequena vinícola que elaborasse vinhos de qualidade em uma região privilegiada: Villa del Carmen (Durazno), Uruguai.

Em sua linha reserva, vinhos varietais das cepas Tannat, Cabernet Sauvignon e Tempranillo. Sim, a uva muito famosa pelos tintos espanhóis também faz bonito em solos uruguaios.

O El Capricho Reserva Tempranillo 2015 apresenta delicados aromas de frutas vermelhas com toque amadeirado decorrente dos 10 meses em parte do vinho estagia em barris de carvalho. Tem taninos e acidez moderados com final médio levemente amargo.

El Capricho Tempranillo 2015

Já o El Capricho Tannat 2015 da linha Art Collection, é um vinho que não passa por madeira. Tem aromas frutados com algum toque de ervas. É encorpado com acidez média/alta e taninos potentes.

El Capricho Tannat



ARTESANA

https://artesanawinery.com/

Artesana é uma nova vinícola uruguaia de pequena produção situada em Canelones. É a única vinícola do país a produzir vinhos coma casta Zinfandel.

Um de seus cortes com Zinfandel levam Tannat e Merlot, passando o vinho por 22 meses em barris de carvalho. Tem batante características de fruta da Merlot, Acidez elevada e taninos potentes. Vinho robusto e intenso.

Artesana Tannat Zinfandel Merlot 2013

O vinho pode ser adquirido através da Eno Eventos Importadora.



ARIANO HERMANOS

http://www.arianohermanos.com/

Fundada por imigrantes italianos a Bodega Ariano Hermanos está localizada na conceituada região de Canelones e é comandada pela terceira e quarta geração de uma família apaixonada por vinhos.

Don Nelson Ariano Tannat 2013 é uma homenagem ao membro da segunda geração da família no Uruguai. Vinho que apresenta frutas, especiarias e leve madeira no nariz. Bem encorpado com paladar macio e um final longo muito agradável. Um vinho muito bom que passa 18 meses em carvalho.

Don Nelson Ariano Tannat 2011

Haciendas del Uruguay Tannat Gran Reserva 2011 – Frutas negras e especiarias. Bastante corpo com acidez moderada e taninos agradáveis. Final longo e macio. Grande vinho!

Haciendas del Uruguay Tannat 2011

Os vinhos podem ser adquiridos através da Santar Importadora.



VIÑA EDÉN

http://vinaeden.com/

Viña Edén é uma daquelas vinícolas modernas que encantam não apenas pela beleza mas pela extrema qualidade de seus produtos. Foi uma grande surpresa que tive no Tannat Tasting Tour deste ano.

Seu Chardonnay 2015 e Tannat Reserva vem em uma linda e moderna garrafa escura e fosca com formato que lembra uma garrafa de espumante. O branco sem madeira é leve e fresco, com aromas de frutas verdes e paladar mineral. Acidez bem viva com final médio e agradável.

Viña Eden Chardonnay

O tinto presenta uma cor vermelho violáceo escuro. Seu paladar é intenso e bem corpulento, com acidez média e taninos agradáveis. Estagia durante 13 meses em carvalho.

Viña Eden Tannat Reserva

Cerro Negro Gran Reserva 2013 – Um corte de Tannat, Merlot e Marselan com aromas deliciosos de café em grãos. Vinho de corpo médio/alto, de acidez moderada e taninos suaves. Estagia durante 13 meses em barris de carvalho.

Viña Eden Cerro Negro Gran Reserva 2013



NARBONA

http://www.narbona.com.uy/

A tradição em vinhos da Família Narbona começa em 1909 quando Juan de Narbona funda uma das primeiras adegas uruguaias. Em 2010 uma nova adega é construída com objetivo de produzir vinhos finos de alta qualidade.

O Narbona Sauvignon Blanc 2016 é bem frutado no nariz (maracujá maduro), Acidez fresca com sabores intensos de frutas e final longo e doce.

Narbona Sauvignon Blanc

O vinho pode ser adquirido através da Devinum Importadora.



GARZÓN

http://bodegagarzon.com/

Os proprietários da bodega vêem Garzón, no Departamento de Maldonado, como a ‘Pequena Toscana uruguaia’. Ali, decidiram em 1999 construir a bodega que elaborou seus primeiros vinhos com uvas das safras 2014/15.

O Sauvignon Blanc 2014 tem aromas intensos de frutas cítricas com paladar mineral e acidez crocante. Muito refrescante com final médio e agradável.

Garzón Sauvignon Blanc

O Albariño 2015 tem aromas mais fechados, porém grande intensidade na boca com acidez alta e final longo.

Garzón Albariño

Os vinhos podem ser adquiridos através da World Wine Importadora.



Gostou do conteúdo?

Compartilhe esta página com seus amigos que queiram aprender mais sobre vinhos e deixe seu e-mail abaixo para receber gratuitamente mais conteúdos como este.

By | 2017-05-30T06:57:41+00:00 24 outubro, 2016|Feiras e Eventos|1 Comment

Sobre o Autor:

Thiago Ross
Thiago Ross é um apaixonado por vinhos, que após viajar ao Chile e Argentina e conhecer de perto a cultura do vinho, decidiu aprofundar-se no assunto e compartilhar o conhecimento com você. Saiba Mais >

One Comment

  1. Mauro Melo 17/10/2017 at 04:19 - Reply

    Gostariabde receber informações sobre feiras e eventos.

Deixe um comentário